Press "Enter" to skip to content

SUPORTE E RESISTÊNCIA – SEMPRE OS RESPEITE

Hoje nós vamos falar sobre uma das coisas mais importantes em Forex e negociação em geral: suporte e resistência (S/R) – que devem ser dominados e respeitados sempre. Quando você terminar de ler essa lição, você não será um especialista em negociação ou em identificar níveis de suporte e resistência, mas você terá aprendido o básico necessário. Para alguns de vocês, anos passarão até que você possa identificar apropriadamente os níveis de S/R; para outros, esse momento virá em alguns meses. Você chegará eventualmente, mas isso demanda prática e paciência. Negociação de suporte e resistência é o que os “grandes” usam para ganhar bilhões, é a ferramenta favorita deles e nós os encorajamos a usá-la. Você não vai se arrepender.

Ok, aqui vamos nós. A primeira coisa que você precisa fazer ao tentar identificar os níveis de S/R é encontrar lugares nos gráficos onde o preço foi rejeitado. O mercado nunca se movimenta em uma linha reta e conforme ele avança, ele cria altas e baixas. As altas se tornam resistência e as baixas agora são suporte, assim como na imagem abaixo.

Assim que a resistência for rompida, nós temos uma nova alta se formando e isso se tornará uma resistência. As baixas são suporte e a próxima baixa mais alta (em uma tendência de alta – veja a imagem acima) se tornará o novo suporte. Nós chamamos isso de resistência menor e suporte menor. Se o preço tocar um nível de suporte ou resistência mais de uma vez, esse nível se fortalece e nós o chamaremos de suporte maior e resistência maior. Aqui está um exemplo de suporte maior:

E resistência maior:

Assim que você identificar um nível maior de S/R, mantenha-o no seu gráfico pois mesmo quando for rompido ele ainda será importante. Níveis de suporte rompidos podem se tornar resistência e resistência rompida pode se tornar suporte. Isso é válido para níveis menores e maiores. Aqui está uma imagem para te ajudar a entender:

Há mais uma coisa importante que você deve saber sobre níveis de S/R: eles não são números exatos, mas sim uma região que rejeita o preço. Na imagem abaixo, nós diminuímos o zoom do gráfico para que você veja como os níveis de S/R são uma zona às vezes. Quando você acompanhar os gráficos, você encontrará muitas situações onde o preço aparentemente rompeu o nível, mas logo foi rejeitado. Esse ainda é um nível de S/R válido.

Negociando níveis de Suporte e Resistência

Assim como no caso das linhas de tendência, você pode negociar o salto ou o rompimento de um nível de S/R, mas saber quais são as condições para um rompimento ou salto válidos virá com tempo e experiência. Porém, nós podemos te dar uma dica: o rompimento de um nível de S/R por velas longas, com pavios pequenos ou inexistentes e um forte momentum, é mais provável que seja um rompimento real. O que sabemos com um alto nível de probabilidade é que o preço vai reagir quando ele atingir o nível de S/R. Às vezes, mesmo a falta de reação é por si só uma reação. Explicaremos com um exemplo: o preço formou um bom nível de suporte, tocando-o cinco vezes e sendo rejeitado todas as vezes, mas na sexta vez ele passou direto, sem reação ao nível de suporte anteriormente forte. Essa é uma indicação claro de uma enorme pressão de venda e você provavelmente não verá um teste da parte debaixo do nível, mas o preço continuará caindo. Isso ocorre quando a falta de reação a um nível de S/R mostra que de fato o preço reagiu.

Além disso, entraremos em mais detalhes quanto à psicologia por trás do nível de suporte no caso apresentado acima: vendedores estão tentando empurrar o preço através do nível de suporte, mas toda vez que eles atingem o suporte, os compradores empurram o preço para cima. Como sabemos, todos os níveis falham e eventualmente o nosso nível de suporte falhará também. Quando isso acontecer, mais vendedores se juntam pois agora eles podem ver claramente que os compradores perderam a batalha. Esses vendedores adicionais vão fazer o preço cair ainda mais. E temos algo que desempenha um papel importante: normalmente as ordens de Stop Loss são posicionadas por compradores alguns pips atrás do nível de suporte.

Lembre-se de uma das nossas primeiras lições quando dissemos “…quando encerramos uma transação, nós de fato levamos a negociação oposta para a nossa inicial”. Bem, um comprador cuja Stop Loss foi atingida vira um... você acertou – um vendedor. Agora os vendedores vão pressionar os compradores e os compradores restantes não têm qualquer poder. Todo esse mecanismo gera a quantidade gigantesca de pressão de venda necessária para que o preço rompa o nível de suporte sem sequer voltar para testá-lo por baixo. Concluindo, psicologia tem muito a ver  com negociação pois os mercados são conduzidos por emoções humanas e nós nem sempre conseguimos controlá-las.

WhatsApp WhatsApp us now!